Um caminhão carregado com ácido sulfúrico tombou na noite dessa segunda-feira (28), na MG-120, em Itabira, na região Central de Minas, e interditou totalmente a rodovia, que segue fechada na manhã desta terça-feira (29). Segundo o Corpo de Bombeiros, duas vítimas foram encaminhadas para um hospital da cidade. O estado de saúde delas não foi informado.

Conforme a corporação, o acidente aconteceu por volta das 20h30, na altura do Km 462. A carga, de 18 mil litros, acabou vazando na pista e no acostamento. Os militares iniciaram o trabalho de contenção do ácido ainda na segunda-feira, mas a atividade se estendeu até a madrugada de hoje. O líquido escorreu em direção a uma linha férrea próxima à estrada. A Vale foi avisada e paralisou o tráfego de trens por volta de 0h30. 

O Núcleo de Emergências Ambientais foi acionado para a realização do transbordo da carga. Quatro viaturas dos bombeiros estão no local para apoio na ocorrência e isolamento da área. Não há informações sobre as causas do acidente.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trevo de acesso a Itabira, na BR-381, foi fechado. Os motoristas devem utilizar um desvio pela MG-779 para seguir viagem.

Uma das vítimas, um homem, foi socorrido pelo SAMU e levado a um hospital de Itabira. Uma mulher, que também estava na carreta, foi transportada por bombeiros civis de Nova Era para o mesmo pronto-socorro.

Circulação do trem de passageiros

Em nota, a Vale informou que a circulação do trem de passageiros Vitória a Minas não foi prejudicada por conta do acidente. No entanto, as viagens no sentido Itabira e Nova Era, que são feitas em outra composição, estão suspensas temporariamente. Os passageiros podem reagendar o bilhete ou pedir o reembolso da passagem. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 0800 285 7000.

Leia também:

Retrospectiva 2020: assista ao vídeo com os fatos que marcaram Minas Gerais
Taxa de isolamento em Minas é baixa e vai piorar; pousadas estão quase lotadas para o Réveillon