A BR-040, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue interditada nove horas após o tombamento de uma carreta que transportava combustível. O acidente ocorreu às 8h desta terça-feira (22) e ainda não há previsão para liberação da via, que está totalmente fechada nos dois sentidos. Segundo a Via 040, concessionária que administra o trecho, são 16 km de retenção no sentido Rio de Janeiro e 9 km no sentido BH. 

Um guindaste especial, contratado pela transportadora responsável pelo veículo, já iniciou a remoção do tanque de combustível do local. Após a conclusão dos trabalhos, uma nova avaliação será feita pelo Corpo de Bombeiros para posterior atuação da Via 040.

A carreta tombou nesta manhã e interditou totalmente a pista no Km 565, próximo ao acesso a Piedade do Paraopeba e à Lagoa dos Ingleses. O veículo levava 25 mil litros de gasolina e 5 mil de óleo diesel. Um segundo carro também se envolveu no acidente, um automóvel que capotou fora da pista. Apenas o motorista do caminhão ficou ferido, com uma entorse no pé. 

Os militares aplicaram o chamado LGE - uma espuma na via. As guarnições monitoram a carga como medida de prevenção contra incêndios, além da contenção para preservação do meio ambiente. Por conta do acidente, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) emitiu um alerta para que veículos de carga articulados utilizem um desvio pela BR-356/MG-030 ou pela MG-129. 

Leia mais: 
Fechada há cinco horas após derramamento de combustível, BR-040 registra congestionamento de 23 km
Batida entre ônibus e caminhão mata sete pessoas em Parapuã, no interior paulista
Carreta carregada de combustível tomba na BR-040, em Nova Lima, e rodovia é interditada