Os moradores de Belo Horizonte devem ficar atentos, até a próxima quarta-feira (28), para o perigo de deslizamentos de terra e desabamentos na cidade. O alerta de risco geológico moderado foi emitido pela Defesa Civil da capital na tarde desta segunda-feira (26).

De acordo com o órgão, o cenário é causado por conta das chuvas dos últimos dias. Também há previsão de mais precipitações nesta semana.

A Defesa informou que alguns sinais indicam a iminência de um deslizamento. Na edificação, o morador deve observar se há trincas nas paredes e se portas e janelas estão emperrando.

Além disso, é preciso estar atento a água empoçando no quintal ou minando da base do barranco, rachaduras no solo e inclinação de poste ou árvores.

 

Medidas de segurança

Como medida de segurança, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda consertar vazamentos em reservatórios e caixas d'água. É necessário colocar calhas no telhado das casas.

A população deve, ainda, evitar jogar entulho em encostas e despejar esgoto nos barrancos.

Chuvas

Apesar de o volume de chuva previsto de 90 milímetros (mm) para domingo (25) não ter se confirmado, as precipitações na cidade foram intensas. Em cinco das nove regionais de Belo Horizonte, a média histórica de 104,7 mm para o mês já foi superada.

Até esta segunda-feira, a região Oeste foi onde choveu mais, segundo levantamento feito pela Defesa Civil. Por lá, caíram 37,2 mm de chuva - 35,5% de todo o volume esperado para o mês de outubro.

*Com Cinthya Oliveira

Leia Mais:
Defesa Civil confirma primeira morte relacionada ao período chuvoso em Minas
Devido às chuvas, Defesa Civil de BH realiza simulado de fechamento da avenida Vilarinho
Após registrar quase um terço da chuva de outubro em 24h, BH tem previsão de mais temporais