Uma brincadeira perigosa disseminada por jovens no aplicativo de vídeos curtos Tik Tok está chamando a atenção de pais e dentistas. Trata-se de um desafio que incentiva o uso de uma lixa de unha para alinhar esteticamente os dentes, tornando-os retos.

Nas redes sociais, há diversas gravações de jovens que estão experimentando a aplicação do item abrasivo na dentição. O ato é totalmente contraindicado por profissionais de odontologia.

Entre os motivos, a prática pode causar a perda de parte da estrutura dental, ocasionando sensibilidade ao consumo de alimentos gelados ou quentes, e ainda uma desarmonia de função entre os dentes de cima e os debaixo.

De acordo com Lucas de Moraes Barros, coordenador do curso de Odontologia das Faculdades Promove, as estruturas dentais não são renováveis. Ou seja, uma vez desgastada, ela não se recompõe. 

"Ao passar a lixa no dente, a depender da força e frequência que isso é feito, ocorrerá a perda irreparável do esmalte do dente", explicou. "Se for um desgaste frequente, isso pode chegar à estrutura subjacente, que é a dentina, o que é ainda mais grave, pois ocasionará a sensibilidade dentinária", disse.

Mas os problemas não param aí. Além disso, a prática pode desajustar o correto encaixe entre os dentes superiores e inferiores.

"O engrenamento dos dentes pode ser prejudicado. Os dentes da frente, em linguagem mais simples, são feitos para rasgar os alimentos através da mordida entre superiores e os dentes da mandíbula. Se for feito um desgaste abusivo, essa função é prejudicada também", alertou.

Por fim, em pessoas com predisposição a problemas pós consumo de bebidas ácidas, como refrigerantes, sucos de frutas cítricas e energéticos, pode ocorrer um desgaste progressivo dos dentes ao longo do tempo. "Isso pode causar uma acidez excessiva e levar a um processo de erosão", afirmou.

Estética

Aos jovens que não se sentem satisfeitos com a estética bucal, o especialista recomendou que eles se consultem com um dentista ao invés de experimentar técnicas caseiras e que podem oferecer risco. 

"Deve procurar um profissional e realizar um tratamento, seja estético, com uso de lentes de contato, facetas de porcelana, ou mesmo ortodôntico, com o uso de aparelho para conseguir o alinhamento dos dentes de forma segura", finalizou.