O governo de Minas informou, nesta segunda-feira (28), que identificou um "discreto" aumento na ocupação de leitos e na positividade de casos de Covid-19 no Estado na semana passada. Apesar disso, a administração estadual declarou que os números devem cair nesta semana.

"O que nós vimos foi que na semana passada nós tivemos um discreto aumento da ocupação dos leitos e da positividade dos exames. Isso aconteceui em todas as regiões do Estado e parece que, nesta semana, nós já começaremos a cair novamente", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. 

Segundo o gestor, o crescimento é avaliado diariamente, mas não representa grande preocupação, pois o que é prioritariamente levado em conta pela equipe da SES-MG é a tendência, de forma geral, dos diversos indicadores registrados nas macro e microrregiões de saúde.

"Mudanças muito isoladas, exceto se elas forem extremamente abruptas, nós não valorizamos porque elas podem trazer muitas variáveis que, muitas vezes, não nos dizem o que está acontecendo e fica frágil essa interpretação", declarou.

Conforme Amaral, a tendência no Estado na atualidade não tem mostrado um caminho de piora dos índices de combate à doença em Minas.

Nesta segunda, o território mineiro somou 290.137 infectados pelo novo coronavírus, sendo que 1.518 casos da doença foram confirmados nas últimas 24 horas. Ao todo, já são 7.240 vidas perdidas em decorrência da doença.

Há exatamente uma semana, eram 271.194 notificações, com 1.141 casos de Covid-19 confirmados no intervalo de um dia. As mortes causadas pela doença eram 6.727 na última segunda-feira (21).

Também nesta data, o Estado tem 851 pessoas internadas em leitos de terapia intensiva com suspeita ou confirmação da enfermidade - o que representa uma ocupação de 21,48% dos leitos próprios para esta finalidade.

Já as vagas de enfermaria estão em uso por 1.448 pacientes que tiveram a Covid confirmada ou estão em investigação para a doença. O número representa uma ocupação 6,87% das unidades clínicas.

Ao todo, o Estado tem 21.062 leitos de enfermaria e 3.961 leitos de UTI. Todos os dados podem ser vistos no painel da SES-MG.