A semana será de forte calor, com baixa umidade relativa do ar e sem previsão de chuva em Belo Horizonte e região metropolitana. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, os termômetros nesta segunda-feira (28) e amanhã podem chegar a 36ºC, com mínima na casa dos 21ºC. Neste período, a umidade fica em torno de 15%, enquanto que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é 60%.

"Já na quarta e quinta-feira, teremos uma ligeira queda de temperatura, com máxima prevista em 34ºC, com a umidade relativa do ar subindo para 20%. Mas na sexta e sábado os termômetros voltam a subir", explicou a meteorologista. 

Recorde

Neste período, há chance chance de um novo recorde de temperatura máxima. A maior registrada em 2020 foi em 19 de setembro, quando o termômetro da estação Pampulha bateram a marca de 35,7ºC.

"Esse calor excessivo é comum no início da primavera quando, inclusive, ocorrem as maiores temperaturas", enfatiza Anete.

Acima dos 40ºC

A previsão aponta para um calor ainda mais intenso no interior do Estado. Segundo o Inmet, entre hoje e amanhã, os termômetros podem ultrapassar a casa dos 40ºC em cidades das regiões Norte e Centro-Oeste de Minas.  

Confira a previsão até sábado em BH:

Segunda: 36 ºC - 21 ºC
Terça: 36 ºC - 20 ºC
Quarta: 34 ºC - 19 ºC
Quinta: 33 ºC - 19 ºC
Sexta: 36 ºC - 20 ºC
Sábado: 36 ºC - 21 ºC

Leia também:
Funcionária de posto de saúde de BH morre vítima de Covid-19, diz sindicato
Minas tem apenas três cidades sem casos do novo coronavírus; veja quais
BH Resolve retoma atendimento presencial nesta segunda-feira, mas é preciso fazer agendamento