Estudantes surdos de todo o Brasil contam agora um livro virtual e gratuito para aprender ciências. Criado por professores e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o e-book está disponível neste site.

Batizado de "Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano", o material digital contém ilustrações e uma linguagem adaptada em libras. Esse é o primeiro conteúdo on-line destinado para esse público, segundo a UFPI.

"Produtos como este ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Com esta temática específica (corpo humano) é o primeiro a ser publicado no país", garantiu o professor Jesus Rodrigues Lemos, um dos autores da obra, em um comunicado sobre o novo trabalho.

Com o e-book, os organizadores pretendem auxiliar os profissionais que atuam com estudantes surdos, os tradutores e intérpretes da língua, além dos professores de libras. 

Além disso, a expectativa é a de que o conteúdo incentive professores de outras áreas, como Medicina, Enfermagem, Psicologia, o que irá reforçar o conceito de inclusão social.

"Estas áreas também encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez", destaca outro trecho do comunicado, assinado por Jesus Lemos e a professora Rosemary Meneses.