A Igreja São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, voltará a receber fiéis e turistas a partir do dia 4 de outubro, data em que ocorre a Festa de São Francisco de Assis. A visitação precisará ser agendada por telefone. De acordo com a Arquidiocese de BH, a Capela foi preparada e adaptada conforme os protocolos da própria instituição e das autoridades públicas em saúde, de forma a garantir o distanciamento social e outras medidas necessárias à prevenção da Covid-19.

Entre as medidas de combate à doença, a capacidade do templo foi reduzida de 85 para até 18 pessoas em missas, que terão intercalação entre bancos ocupados e vazios. Já as visitas em outros momentos só poderão ser feitas em grupos de até três pessoas.

"Essas medidas buscam resguardar a distância mínima de dois metros entre as pessoas, conforme determina o documento Evangelização Missionária: um novo tempo, da Arquidiocese de Belo Horizonte, com diretrizes para as igrejas receberem os fiéis, durante as celebrações, neste tempo de pandemia", informou a instituição.

Além disso, o uso de máscara será obrigatório no interior da igreja e haverá aferição da temperatura corporal na chegada dos visitantes, que terão, à disposição, tapetes sanitizantes e álcool em gel. Por fim, o tempo será higienizado antes e depois de receber grupos.

Missas

Conforme a Arquidiocese, as Missas na Igreja São Francisco de Assis são celebradas sempre aos domingos, às 10h30. Excepcionalmente neste ano, não haverá a tradicional bênção dos animais, que ocorre na entrada do templo no Dia de São Francisco, para evitar aglomeração de fiéis na orla da Lagoa da Pampulha.

A visitação à igreja poderá ser feita de terça a domingo, das 8h às 17h. Segundo a instituição, o agendamento para participar das Missas deve ser feito na secretaria paroquial da Paróquia Santo Antônio, da Pampulha, pelo telefone (31) 3427-2866.

Já as visitas turísticas, ao longo da semana, serão por ordem de chegada. O valor da taxa de visitação é R$ 5,00, com meia-entrada assegurada aos que têm mais de 65 anos, estudantes, pessoas com deficiência ou jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.

Programação da reabertura - Festa de São Francisco de Assis
Data e horário: 4 de outubro, às 10h30

- Limitação da capacidade máxima do número de pessoas no templo, de 85 para até 18. 
- O tempo médio dedicado às visitas turísticas (orientadas por especialistas do Memorial Arquidiocesano) será de 20 minutos. Serão organizados grupos de até três pessoas.
- A partir do dia 4, a Igrejinha estará aberta de terça a domingo, das 8h às 17h. 
- Uso obrigatório de máscaras no interior do templo
- Aferição da temperatura das pessoas na entrada da Igrejinha. 
- Serão disponibilizados tapetes sanitizantes e álcool em gel. 
- Os bancos, originalmente capazes de acomodar até cinco pessoas, receberão, no máximo, dois visitantes. 
- Haverá intercalação entre bancos ocupados e bancos vazios, para garantir o distanciamento mínimo de dois metros.  
- O interior do templo será higienizado antes e depois das visitas.
- Na Festa de São Francisco, não haverá a tradicional benção dos animais, para se evitar aglomeração.
- Agendamento para participar das Missas deve ser feito por telefone: (31) 3427-2866.
- As visitas turísticas, durante a semana, serão por ordem de chegada e terão duração de aproximadamente 20 minutos. Serão grupos de três pessoas a cada vez.