A Fundação São Francisco Xavier, entidade filantrópica com sete centros médicos no país, abrirá processo de seleção para preenchimento de 48 vagas de residência médica para 2021. As oportunidades são para os hospitais Márcio Cunha, em Ipatinga, no Vale do Aço,e  Municipal Carlos Chagas, em Itabira, na região Central. 

De acordo com a instituição, o período de inscrição será entre os dias 6 e 20 de outubro, pelo site www.aremg.org.br. O edital completo pode ser visto no site da fundação.

Ao todo, são 15 especialidades para residência no Hospital Márcio Cunha, incluindo anestesiologia, cardiologia clínica, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, totalizando 42 vagas.

Já para o Hospital Municipal Carlos Chagas, são três especialidades: clínica médica, pré-requisito em cirurgia área básica e medicina intensiva, totalizando 6 vagas.

No ano passado, as especialidades mais procuradas na instituição foram anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica e pediatria.

De acordo com Milton Henriques Guimarães Junior, coordenador de Ensino e Pesquisa da Fundação São Francisco Xavier, o objetivo da residência é a formação de especialistas que vão prestar um serviço de qualidade à sociedade.

"A residência médica é uma etapa fundamental na formação do médico. É o período em que, supervisionado, o médico residente aprofunda seus conhecimentos teóricos e práticos na especialidade de interesse", disse.

Com duração de dois a quatro anos, o programa é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC).