A estação de ônibus São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, voltou a funcionar na manhã desta segunda-feira (14). De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH), os coletivos deixaram de circular na noite de domingo (14) por causa dos incêndios nos veículos.

Na semana passada, três ônibus foram queimados por vândalos na capital. A Polícia Civil investiga se os ataques foram ordenados por detentos. Por precaução, conforme o Setra, os motoristas foram orientados a não trafegar pela estação. 

"Alteração tem o objetivo de preservar a segurança de profissionais e passageiros devido aos recentes incidentes com incêndio criminoso de três ônibus", destacou o sindicato. No domingo, as linhas alimentadoras circularam na estação somente até as 19h, e as linhas troncais até as 18h. Com isso, as viagens foram encerradas nos bairros, sem retorno ao terminal.

"A redução do horário de domingo teve o objetivo de preservar a segurança de profissionais e passageiros, que se mostraram apreensivos com os recentes ataques na região norte de Belo Horizonte. O SetraBH destaca que, além da perda material e financeira das empresas, o maior prejudicado com esse tipo de ação criminosa, são os passageiros", destacou o sindicato, em nota.

Desde o início do ano, sete ônibus foram queimados na capital. Cada coletivo custa, em média, R$ 400 mil. "O Sistema de Transporte Coletivo se encontra em uma situação de total desequilíbrio financeiro em razão da pandemia nos últimos meses pela Covid-19. As empresas não têm como repor de imediato os veículos, já que o seguro não cobre ações dessa natureza, ficando o prejuízo total para as empresas", frisou o órgão.

A BHTrans destacou que, a partir das 4h desta segunda-feira, algumas linhas voltaram a circular na estação e, às 6h, todo o serviço foi normalizado. "Portanto, todas estão operando normalmente", garantiu.

Violência

A empresa que gerencia o transporte na capital informou que a decisão de suspender a circulação dos ônibus em algumas regiões foi do sindicato. No sábado (12), as linhas do bairro Vitória foram suspensas às 22h. Já na estação São Gabriel, que é atendida por 33 linhas, a operação foi interrompida no início da noite de domingo. 

"A BHTrans acompanha com preocupação esta escalada de violência que limita o direito de ir e vir da população", destacou. Desde a primeira ocorrência, a Polícia Militar foi acionada e o Centro Integrado de Operações (COP-BH) está acompanhando as instituições de segurança para buscar "solução que garanta a segurança da operação de transporte e principalmente dos operadores e usuários", reforçou a BHTrans.

Leia mais:
Segundo ônibus é incendiado em BH em menos de 4 dias; veja fotos
Ônibus é queimado no Jardim Vitória, na capital; polícia apura se crime foi ordenado por detentos