Após dez anos de espera, a nova Unidade de Pronto Atendimento da região Norte de Belo Horizonte, localizada no bairro Novo Aarão Reis, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (7) e começará a receber pacientes no domingo (9), entre eles pessoas com suspeita de Covid-19.

Com capacidade para atender 10 mil pessoas por mês, a UPA terá 12 leitos de enfermaria para adultos, cinco para a ala pediátrica e quatro de urgência, oito consultórios e espaços próprios para cirurgia, ortopedia, farmácia e laboratório.

"É uma instalação de melhor qualidade. Agora nossos trabalhadores da saúde terão condições mais dignas de trabalho, o que não acontecia no espaço antigo", registra Jackson Machado, secretário Municipal de Saúde.

A antiga UPA, no bairro Primeiro de Maio, terá nesta sexta o seu último dia de funcionamento. Equipamentos e móveis, além de pacientes, serão transferidos em seguida para a nova unidade, que recebeu investimento de R$ 14 milhões.

O espaço terá uma ala específica para atendimentos de casos de coronavírus, com dois consultórios e local específico para observação e medicação. Pacientes em estado mais grave serão alocados em uma sala em que possam ficar isolados, enquanto aguardam transferência.

A UPA Norte está localizada na Avenida Risoleta Tolentino Neves, 307, no Novo Aarão Reis.