Todos os pacientes diagnosticados e recuperados de Covid-19 estão recebendo, desde quarta-feira (8), uma medalha após terem alta na Santa Casa de Belo Horizonte, com o objetivo de marcar a vitória sobre a doença.

"É como terem saído de uma guerra.  É uma vitória para eles (terem se recuperado)", observa Tiago Elvis, analista de marketing e responsabilidade social da Santa Casa.

A ideia surgiu, de acordo com Elvis, quando a instituição passou a pensar num prêmio para estes pacientes. "Lembramos que, ao voltarem de uma guerra, os soldados geralmente recebem uma medalha ou comenda militar", assinala.

A Santa Casa conseguiu apoio de patrocinadores para a confecção das medalhas, que trazem os dizeres "Eu Venci a Covid-19". Também são entregues aos pacientes um "certificado de bravura".

Marlon Martins foi um dos primeiros a ter alta médica e ser "condecorado". Apesar de jovem, ele estava no grupo de risco, por ter passado por um transplante de rim há seis anos, na própria Santa Casa.

"A reação das pessoas, como um paciente que quase caiu após a enfermeira colocar nele a medalha, deixou todo mundo emocionado", registra o analista, que prepara outras novidades para os pacientes da Santa Casa.

Santa

Marlon Martins foi um dos primeiros pacientes do hospital a receber alta e ser "condecorado"