Apesar das filas em lojas, a flexibilização parcial do comércio em Belo Horizonte, iniciada na segunda-feira (25), não trouxe grandes alterações no índice de isolamento social, medido pela Prefeitura de BH. O número caiu um ponto percentual em relação à segunda (18) e terça-feira (19) passadas, chegando a 48% nesses dias desta semana. O dado desta quarta-feira (27) ainda não foi divulgado.

Conforme a prefeitura, no período de apuração municipal, que é compreendido pelos dias 13 de abril a 26 deste mês, a maior taxa de isolamento na capital foi de 60%, especificamente nos dias 19 e 26 de abril - ambos domingos. No último domingo (24), a quantidade de pessoas em casa foi de 57%. Os índices são apurados pela prefeitura com base em dados de empresas de telefonia. 

índice de isolamento

Menor taxa foi registrada na última sexta-feira (22): 46%

"Não foram identificadas mudanças significativas no Índice de Isolamento em função da primeira fase de abertura iniciada no dia 25/5. O índice apurado nos dois primeiros dias úteis da semana (25 e 26) se manteve em 48%, apenas um ponto percentual inferior ao registrado nesses mesmos dias na semana anterior", informou a PBH.

A última sexta-feira (22), porém, registrou o menor índice de isolamento para o período acompanhado pela administração municipal: 46%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices entre 50% e 60% são considerados "aceitáveis". O ideal, para o combate à Covid-19, é a variação entre 60% e 70%.