Um dia após a reinauguração e no primeiro sábado (5) de portas abertas, a Igrejinha da Pampulha tem atraído olhares atentos de belo-horizontinos e turistas que passam pela região. O cartão-postal, que ficou fechado por dois anos para reformas na estrutura, foi reaberto nessa sexta-feira (4) após uma missa celebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo. As obras custaram 1,4 milhão.

Os empresários Ricardo Abalem, de 53 anos, e Ester Abalem, de 34, ficaram sabendo da abertura pelos jornais e saíram cedinho de Nova Lima, na Grande BH, para visitar o templo. Com os filhos Ravi, de 5, e Elis, de 2, passearam pelos corredores e fizeram inúmeras fotos. 

“Fiquei emocionado. Moro tão perto e nunca tinha entrado aqui. Ter isso tudo tão próximo é maravilhoso. Uma obra prima”, classificou Ricardo. Ester concordou. “É gratificante trazer nossos filhos e ver como está tão bonita. Os registros que fizemos aqui ficarão guardados para sempre”, acrescentou Ester.

Contemplação: Igrejinha da Pampulha encanta belo-horizontinos e turistas após reinauguração

Com os filhos Ravi, de 5 anos, e Elis, de 2 anos, os empresários Ricardo Abalem, de 53, e Ester Abalem, de 34,  fizeram inúmeras fotos da Igrejinha da Pampulha

Encanto

Integrante do Conjunto Moderno da Pampulha, considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o espaço é um dos que mais representam a capital mineira em outros estados. Sabendo da reabertura, as servidoras públicas brasilienses Mariana Sapata, de 32, Laiane Barbosa, 32, e Michelle Tonon, de 37, aproveitaram a vinda para um casamento e conheceram o interior da igreja. “É engraçado saber que ela chegou a ser considerada pagã por ser ‘moderna demais’”, lembra Mariana.

Além da beleza da estrutura, projetada por Oscar Niemeyer, as pinturas de Cândido Portinari encantaram as turistas. “São Francisco de Assis, aqui, é representado de uma forma única”, ressalta Laiane. “A reforma é um presente para BH, e para turistas, é claro”, completou Michelle.

visitas igrejinha

As brasilienses Mariana Sapata, Laiane Barbosa e Michelle Tonon aproveitaram a vinda para um casamento e conheceram o interior da igreja

Benção 

Os fiéis também aproveitaram a abertura do espaço para fazer suas preces ao santo. Padroeiro dos animais, São Francisco de Assis tem recebido visitas ilustres. Como a de Bella, uma cachorrinha da raça shitszu de apenas sete meses. Ela foi levada pela servidora pública Ana Carolina Betti, de 36 anos, e pelo pequeno Bernardo, de 5, para receber uma bênção. “Vi que a Igrejinha estaria aberta e decidi trazê-la”, diz ela, que mora no bairro Buritis, região Oeste de BH.

visita igrejinha

Ana, Bernardo e a pequena Bella

 

Igrejinha da Pampulha recebeu muitos belo-horizontinhos e turtistas, veja as fotos: