Os famosos postes republicanos que compõem o Viaduto Santa Tereza, no bairro Floresta, região Leste de BH, foram restaurados e vão voltar para um dos mais charmosos e conhecidos cartões-postais da capital totalmente reformados. As peças, datadas de 1929, serão instaladas a partir da próxima semana. 

Após um minucioso processo de restauração, autorizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), as luminárias receberam uma pintura em vermelho sólido. Os postes do estilo neoclássico também vão receber lâmpadas de vapor metálico, com tonalidade amarela, ficando mais próximo ao projeto original.

A restauração das 74 peças foi feita pela BHIP, empresa responsável pela iluminação da capital mineira. Além da parte visual, o sistema de alimentação também foi restaurado, com nova fiação totalmente embutida no viaduto. A restauração faz parte do projeto Iluminação de Destaque, criado para valorizar os pontos turísticos da cidade. 

"Dentro deste projeto revitalizamos a iluminação de alguns dos mais notórios pontos da cidade, como a Praça da Liberdade, a Praça do Papa, o Mirante das Mangabeiras e a Praça do Santa Tereza", afirma Marcelo Bruzzi, presidente da BHIP.

Segundo ele, até o final de outubro será a vez do Conjunto Arquitetônico da Pampulha receber essa iluminação especial.

Leia mais:
Postes republicanos do viaduto Santa Tereza começam a ser substituídos por luminárias de LED