A Fundação Hemominas comemora nesta sexta-feira (14) o Dia Mundial do Doador de Sangue. Apesar do dia festivo, os níveis de estoque de quatro, dos oito tipos sanguíneos, estão em alerta. 

De acordo com os gráficos de concentrados de plaquetas e plasma disponibilizados pela instituição, os tipos O+, O-, A- e B- estão com o volume inadequado diante à demanda. Apenas os tipos AB+ e B+, estão com o volume estável.  

Doenças

No frio, os voluntários estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses que prejudicam a doação, visto que é preciso possuir o sistema imunológico fortalecido para que a coleta seja feita.

Os quase 400 mil casos de dengue registrados no estado também tem sido um dificultador. Após o diagnóstico para a doença transmitida pelo Aedes aegypti é possível que o doador fique até seis meses impedido de ter o sangue coletado. 

Celebração

Para celebrar a data, o Hemocentro de Belo Horizonte irá recepcionar os candidatos à doação de sangue com apresentação de quadrilha, entre 10h e 15h. Segundo a fundação, essa é mais uma oportunidade para agradecer cerca de 350 mil pessoas que vão anualmente a uma das unidades, de forma voluntária, para preservar vidas através do ato de solidariedade.

Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, a data escolhida é uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos, Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 - 26 de junho de 1943). 

Serviço 

O Hemocentro de Belo Horizonte fica na alameda Ezequiel Dias, nº 321, no bairro Santa Efigênia e funciona até às 18h. Coletas também podem ser feitas em outros dois pontos da cidades, sendo eles no bairro Vila Clóris (Av. Cristiano Machado, nº 11.833 - loja 4002 B) ou no Hospital Júlia Kubitschek, no bairro Araguaia (avenida Dr. Cristiano Rezende, nº 2505). Em todo o estado, 25 cidades possuem ponto de coleta de sangue. Podem ser voluntários, pessoas entre 16 e 69 anos. 

Leia mais:
'Junho Vermelho': campanha destaca a importância da doação de sangue
Surto de dengue faz subir busca por plaquetas e derruba estoque de sangue em Minas