Termina nesta segunda-feira (10) o prazo para as inscrições para o concurso público do Corpo Auxiliar de Praças (CAP) da Marinha do Brasil (MB). A taxa é de R$ 70,00 e o pagamento pode ser realizado até o próximo dia 18 de setembro.

Ao todo, são 90 vagas, sendo 21 para candidatos declarados negros. Os aprovados serão nomeados Cabos da MB, na graduação de Praças, com rendimentos iniciais em torno de R$ 3.300, já contando com adicionais.

As inscrições são realizadas no site do Ingresso na Marinha e também nas Organizações Responsáveis pela Execução Local (Orel) de cada Distrito Naval.

Podem se inscrever no concurso, homens e mulheres, brasileiros natos ou naturalizados, entre 18 e 25 anos até o dia 1º de janeiro de 2019, com ensino de nível médio técnico completo e em dia com as obrigações civis e militares.

Fases do concurso

Primeiramente, os candidatos farão prova de conhecimentos profissionais, com 50 questões, mais a redação. Os aprovados na fase do exame intelectual realizarão os eventos complementares, que são: verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, Teste de Aptidão Física, que engloba corrida com o percurso de 2.400 metros em 16 minutos para homens e 17 minutos para as mulheres e natação com o percurso de 25 metros em 50 segundos para homens e 1 minuto para as mulheres. Os testes físicos serão realizados em dois dias não consecutivos.

Curso de formação de Praças

Os candidatos selecionados no concurso farão o Curso de Formação no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), localizado na cidade do Rio de Janeiro, por um período de 17 semanas em regime de semi-internato. Ao final, serão nomeados à graduação de Cabo. Além dos rendimentos, eles recebem diversos benefícios, como ajuda para aquisição de uniformes, assistência médico-hospitalar para si e seus dependentes, instalações sociorrecreativas, entre outros.