A BR-356, na altura de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi interditada na manhã deste domingo (24), devido à realização de um simulado de emergência para a segurança da Barragem Cianita, da Vale.

A interdição aconteceu nos dois sentidos da rodovia, entre os kms 36 e 41, e durou cerca de uma hora, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Faixas de sinalização foram instaladas na pista para orientar os motoristas, mas houve pequena retenção de 3 km no trânsito durante a simulação, realizada entre 10h e 11h.

Promovido em conjunto pela Vale, Defesa Civil de Nova Lima e Dnit, o simulado cumpre as obrigatoriedades previstas no Plano de Ação de Emergência de Barragem. Durante o simulado, profissionais testaram uma rota de fuga na região, em casos de desastres com a mineradora.

Segundo a Vale, o procedimento é de rotina. A empresa ressaltou que a Barragem Cianita, inaugurada em 2013 e categorizada pelo Dnit como como sendo de pequeno porte e médio risco, não apresenta qualquer problema estrutural.