Produtores de leite de Passos, no Sul de Minas, bloquearam a MG-050, na manhã desta quinta-feira (24), em protesto pela perda da produção de leite por falta de transporte para escoar o produto. Foram descartados na pista 300 litros de leite durante a manifestação. O ato foi simbólico, para evitar danos ambientais e para mostrar à população que o produtor está inevitavelmente tendo que jogar fora todo o leite.

Segundo gerente administrativo da Associação de Produtores de Leite do Sudoeste de Minas (Aproleite), Rubens de Melo Vaz, desde a tarde da segunda-feira (21) os produtores de leite começaram a descartar o leite por falta de transporte ocasionado pela greve dos caminhoneiros.

Ao persistir a perda da produção na terça e na quarta-feira pela falta de caminhões para a distribuição, a Aproleite se reuniu com os produtores da região e decidiram realizar o protesto. “Nós entendemos a posição dos caminhoneiros e não somos contra. Todos nós precisamos de combustível. Foi uma forma de dar visibilidade para o nosso problema. Temos que apoiar a greve para que decisões sejam tomadas e tudo se resolva logo”, comenta Rubens Vaz.

Da acordo com a Aproleite de Passos, mais de 500 mil litros de leite são descartados por dia, e o prejuízo chega a mais de R$ 600 mil só de leite descartado na região. Além disso, os animais já começam a ficar sem alimentos, o que ocasiona prejuízo com a desnutrição dos animais causando redução na produção e na reprodução dos animais. A recuperação do rebanho produtor que sofre com o desabastecimento pode levar em média 12 meses.

A manifestação dos produtores de leite da região foi pacífica e teve apoio de mototaxistas e motoristas de vans e ônibus escolar, pecuaristas, agricultores e habitantes da cidade, além dos motoristas de caminhão.

Após uma hora de protestos, a pedido da Polícia Rodoviária Estadual, os manifestantes liberaram a pista e permaneceram manifestando às margens da rodovia.

De acordo com Rubens Vaz, todos os postos de combustíveis da cidade de Passos estão sem etanol e sem gasolina. Apenas diesel é encontrado nas bombas dos postos da cidade.

Veja os vídeos: