Chegou o dia decisivo para 653.074 estudantes mineiros que buscam uma vaga no Ensino Superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sábado (3), eles terão o desafio de resolver 90 questões das provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (4), enfrentarão mais 90 perguntas nos testes de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação.
 
Normas
 
Com regras rigorosas, os candidatos devem ficar atentos ao que é permitido e proibido durante o exame.
 
Junto com o cartão de confirmação, os alunos devem apresentar identidade original, com foto. Entre os documentos autorizados estão o RG, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Certificado de Reservista, o passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação.
 
Também é recomendado que os estudantes levem um lanche e uma garrafa d’água.
 
Cautelosa, Karen Ramos Ribeiro, de 18 anos, separou todos os itens ontem. “Prefiro dormir com tudo pronto, para não me estressar procurando essas coisas bem na hora de sair”.
 
Como dependerá do transporte coletivo para chegar ao local da prova, ela se programou para sair de casa às 11 horas. O exame começa às 13 horas.
 
Quem ainda tiver dúvidas sobre o melhor trajeto de ônibus pode consultar o portal da BHTrans. A empresa oferece informações sobre as linhas de transporte coletivo que atendem cada escola onde o Enem será aplicado.
 
Contato
 
Quem ainda tiver dúvidas sobre a prova deve ligar para 0800 616161. 
 
A ansiedade que hoje toma conta dos candidatos deve permanecer por mais alguns dias. O gabarito das provas só será divulgado no dia 7.
 
A partir de 28 de dezembro, os participantes podem acessar o resultado individual no site www.inep.gov.br, inserindo o número de inscrição ou o CPF e senha. (*Com agências)
 
Veja as dicas e os números do Enem na Edição Digital