A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) prorrogou até o dia 8 de setembro o prazo das inscrições para as propostas de iluminação do Natal de Minas Gerais, tradicionalmente realizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Em 2017, o tema obrigatório são os 120 anos da capital de Minas. A criatividade e a sustentabilidade da ideia, entre outros itens, serão avaliados e a execução ficará a cargo da Companhia Energética. 

“É uma oportunidade de valorizar o trabalho de artistas locais e envolver os cidadãos nos projetos da cidade. Eles têm um papel em branco nas mãos, e a nossa expectativa é receber projetos inovadores dentro da temática proposta”, afirma a gerente de Comunicação Interna da Cemig, Nathalia Dornellas.

Na proposta, o participante deverá alinhar o tema à decoração natalina e levar em conta como a iluminação vai se relacionar com o conjunto arquitetônico da Praça e com as apresentações culturais que acontecerão no Circuito Liberdade, no final do ano.

Além disso, deve considerar a proteção e a promoção dos patrimônios histórico e artístico, pensando, ainda, na importância turística e cultural do local. No projeto poderão ser utilizadas até 323 mil microlâmpadas de LED e outras mil lâmpadas do tipo estrobo.

O autor da proposta vencedora receberá um prêmio de R$ 20 mil e sua ideia ficará exposta na Praça da Liberdade, durante o Natal. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas ou um representante legal em caso de coletivos de artistas. O edital já está disponível no site da Cemig

A iniciativa do concurso é da Cemig, em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

*Com Agência Minas