Matheuzinho continua apresentando evoluções no tratamento realizado em Miami, nos Estados Unidos. O garotinho, que ficou famoso nacionalmente por precisar de uma cirurgia no intestino para resolver uma displasia neural intestinal, há uma semana vem dormindo sem nada ligado ao corpo. Essa é a primeira na vida do menino de 8 anos em que ele fica totalmente livre dos fios.

De acordo com a mãe de Matheus Teodoro Oliveira, Gecilene Oliveira, o conector que levava soro ao peito não é mais necessário, mas o acesso ligado ao peito ainda não foi retirado – o que deve acontecer em breve. “A gente estava tão acotumado com a rotina (de colocar o soro), que dá o horário e eu abro a portinha onde estão os remédios e lembro 'não preciso preciso mais disso! O que estou fazendo aqui?' Graças a Deus ele não precisa mais disso”, conta Gecilene.

Diagnosticado com displasia neural intestinal e com deficiência visual, Matheus precisou fazer um transplante de intestino, realizado com sucesso em setembro do ano passado. Para conseguir se mudar para Miami para a realização da cirurgia e do tratamento, a família contou com recursos da União e de uma campanha de financiamento coletivo.

Próximos passos

A família ainda não tem previsão para voltar ao Brasil, pois há outros passos a serem dados no tratamento. Antes é preciso diminuir a medicação – hoje Matheus toma 12 tipos de remédios diariamente – e esperar por um bom funcionamento no intestino, pois o garoto ainda sente dores ao evacuar. Essa melhora é esperada para que a bolsa de colostomia possa ser retirada.

A mãe está bastante otimista em relação às próximas mudanças. “O Matheus é muito esforçado, está se alimentando muito bem e toma bastante água”, garante Gecilene.   

Confira dois vídeos registrados por Gecilene que mostram Matheuzinho brincando em casa e em um parque de Miami:

 

Leia mais:
Matheuzinho completa um ano da cirurgia em Miami, come de tudo e gravou um vídeo para você; assista
Se recuperando em clima de bom-humor após transplante, Matheuzinho dá nome divertido para intestino