Na próxima segunda-feira (29), as 81 crianças assistidas pela Casa do Pequeno Cristo, instituição sem fins lucrativos localizada no bairro Nova Granada, encontrarão o espaço revitalizado. Um programa capitaneado pela Fundação Arcelor Mittal uniu mais de 80 voluntários, neste sábado (27), para realizar ações como pintura e jardinagem no local.

De acordo com a coordenadora do voluntariado da Arcelor Mittal, Letícia Menezes, o grupo é formado por funcionários e acompanhantes convidados por esses colaboradores.

"O Programa Pró-Voluntário existe há mais de 15 anos e sempre proporciona grandes mutirões em prol de uma instituição pré-selecionada dentre sugestões dos próprios funcionários, que são convidados a levar família e amigos que queiram colaborar", explica.

"O Programa Pró-Voluntário é uma oportunidade para o empregado da Arcelor exercer a cidadania e desenvolver competências como o trabalho em grupo e o aprendizado de outros conhecimentos. Favorece muito o clima interno da empresa. Aqui estão unidos de estagiários a gerentes"
Letícia Menezes
Coordenadora do voluntariado da Arcelor Mittal

Arcelino Alves de Souza, analista de suprimentos da empresa, participa das ações voluntárias há quatro anos e se emociona ao descrever a importância desses momentos que compartilha com os colegas de trabalho e com a família. "Viemos todos juntos para fazer o bem a quem precisa; aqui, eu recebo mais do que dôo", observa. 

Para ele, que faz parte da comissão que coordena esse tipo de ação, o trabalho da Fundação Arcelor Mittal facilita o caminho do voluntariado para o funcionário.

"Na correria do dia a dia, é difícil parar e procurar uma instituição como esta para doar o tempo e a força de trabalho. A empresa fechando a parceria e dando os insumos necessários torna tudo mais prático", coloca Arcelino.

Elizabeth Ivo, diretora da Casa do Pequeno Cristo

A diretora do Pequeno Cristo, Elizabeth Ivo, afirma que a parceria com a multinacional trouxe inúmeros benefícios para a casa; familiares e crianças assistidas pela casa participaram do dia de voluntariado

Benefícios

Para a psicóloga Elizabeth Ivo, diretora da Casa do Pequeno Cristo, o AbrAÇO - como é nomeado esse mutirão voluntário da Arcelor, que é uma siderúrgica produtora de aço - foi de extrema valia para reestruturar a casa.

Para fazer uma doação, os interessados devem procurar a secretaria da paróquia, localizada na Praça Leonardo Gutierrez, 125, no bairro Gutierrez, ou entrar em contato com a Casa do Pequeno Cristo (31) 3371-1245 (Avenida Silva Lobo, 2.415 - bairro Nova Granada). O perfil da instituição no Instagram é @casadopequenocristo

"Essas intervenções já eram uma demanda nossa e o programa de voluntariado chegou na hora certa. Eles estão promovendo a revitalização dos espaços de lazer e de oficinas para as crianças, a brinquedoteca e, principalmente, a sala de computadores, que estava inclusive fechada", conta.

Elizabeth destaca que o grupo doou dez computadores e a equipe de informática deixou as máquinas prontas para serem utilizadas pelas crianças. "Foi um ganho enorme para todos nós", diz.

A instituição assiste menores de 6 a 14 anos moradores das comunidades do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, em dois turnos. O local é mantido por doações e pela Paróquia Santíssima Trindade, no bairro Gutierrez, também na região Oeste.