A captação de água em Governador Valadares foi cortada após um acidente ocorrido em um posto de combustível no bairro Lourdes. Cerca de 3 mil litros de óleo diesel vazaram do local e caíram na rede pluvial da cidade, atingindo o Córrego Figueirinha e o Rio Doce.

Em função deste acidente, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), interrompeu preventivamente a captação em três Estações de Tratamento de Água – ETA’s: as do Recanto dos Sonhos e São Vitor, que ficam na rota por onde o combustível deve escoar. Segundo a prefeitura, a SAAE já providenciou a contratação de caminhões-pipa para abastecer os reservatórios.

A Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, técnicos da Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) estão acompanhando a evolução do derramamento do óleo na correnteza. 

Foram recolhidas amostras da água em três diferentes pontos do rio, para analisar qual o impacto que o combustível terá sobre a água e quais providências devem ser tomadas. A expectativa é que as análises sejam concluídas ainda neste sábado (1º). Depois do resultado, a prefeitura de Governador Valadares acredita que será capaz de prever quando a captação e distribuição de água serão normalizadas. Por enquanto, o governo municipal pede que a população economize água.