Muitas mulheres que passam por quimioterapia devido ao tratamento contra o câncer sofrem, também, com a queda dos cabelos. Por isso, uma iniciativa em Belo Horizonte pretende incentivar a doação de cabelos para confecção de perucas. O Instituto L’Oréal Professionnel de Belo Horizonte (ILP-BH) realiza, até o fim de outubro, cortes gratuitos para quem tiver interesse em doar as madeixas.
 
O sócio-diretor do instituto, Luciano Maciel, explicou que o ação foi concretizada em parceria com o projeto Mecha da Alegria. “Mulheres com todos os tipos de cabelo podem doar. Mas tem que ser pelo menos 12 centímetros de fios para ser possível fazer a peruca”, disse.
 
Os cabelos são entregues para o Lar Teresa de Jesus, na capital, que atende a pacientes com câncer. A instituição vai confeccionar as perucas e doá-las às mulheres.
 
A maquiadora profissional Natália Campos, de 28 anos, tirou parte dos longos fios que mantinha há dois anos. Ela contou que não se arrepende de ter contribuído. “Mulher é vaidosa e gosta do cabelo. Se ela perde, a autoestima fica afetada. Cortar o cabelo é uma forma de doar um pouco do que tenho”, afirmou.
 
Quem quiser doar deve ligar para 9195-0460, solicitar um vale-corte e ir até a sede do ILP, na rua Bernardo Guimarães, 1.919, no bairro Lourdes. O atendimento é de segunda a sábado, de 9h às 17h.