Aproximadamente mil mudas de jabuticabeira foram distribuídas na Praça Santa Rita, em Sabará, região Metropolitana da capital, nesta sexta-feira (19), em comemoração antecipada do Dia da Árvore (21 de setembro). Além das mudas, foram dados kits contendo adubo e instruções de como plantar as pequenas jabuticabeiras. O evento, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, contou com a presença de alunos, professores da rede pública, moradores e autoridades municipais.
 
O prefeito de Sabará, Diógenes Fantini refletiu, durante discurso no coreto da praça, sobre um dos elementos vitais para as árvores: a água. “Há necessidade de tomar uma posição em defesa deste planeta que está acabando. A produção de gás carbônico está altíssima. O desmatamento da Amazônia tem produzido esta seca no Sudeste do país e enchentes de grandes proporções na região Norte, na divisa com a Venezuela. Lá está sobrando chuva e nós aqui estamos na beira de uma contenção do consumo de água. Queria pedir para vocês, que nesta comemoração do Dia da Árvore, criassem a consciência de economizar água”.
 
Cleber Ignus dos Santos, secretário de meio ambiente de Sabará, falou da escolha da jabuticabeira como árvore a ser distribuída. “Sabará, pode se dizer, é a cidade conhecida como terra da jabuticaba. Temos o Festival da Jabuticaba que é um grande sucesso. A intenção da distribuição dessas mudas é aumentar o número de pés e a produção desta fruta que é tão importante para a economia do município”. O secretário ainda informou sobre um projeto de adoção de árvores que pretende implantar em breve. “Quero implantar nas escolas, como educação ambiental, o incentivo ao plantio, conservação, cultivo e manutenção de árvores”, afirmou o secretário.
 
A moradora do Centro Histórico Maria Izabel Moreira, gostou da iniciativa de distribuição de mudas feita pela Prefeitura. “Eu acho excelente. Quanto mais árvores tiver melhor para o meio ambiente porque você está vendo a seca que nós estamos enfrentando aí”, disse a aposentada.
 
A Prefeitura de Sabará já distribuiu, desde o início de 2013, mais de 20 mil mudas de jabuticabeira.
 
Informações sobre o plantio e cultivo da árvore mais tradicional da cidade podem ser obtidas pelo telefone (31) 3674-2908 - Secretaria de Meio Ambiente de Sabará.
 
(*Com prefeitura de Sabará)