O forte calor da tarde foi aliviado por um forte temporal que está caindo em Belo Horizonte e região metropolitana. Pancadas de chuva estavam previstas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) para esta quarta-feira (22), acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasionais em BH e nas regiões Noroeste, Central e Norte do Estado.

As temperaturas mantém ligeira elevação no Estado. Na Bacia do Rio Sapucaí, o dia foi de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva a partir da tarde. Na Bacia do Rio Doce, o dia será de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva a partir da tarde.

Segundo a Cemig informou foram registrados problemas de falta de energia elétrica nos bairros Santa Inês, na região Leste, São Paulo e SãoGabriel, na região Nordeste e em venda Nova, na divisa com Santa Luzia.

 

tempo fechado em BH - Samuel Costa/Hoje em Dia

Nuvens escuras cobriram o céu nas regiões Leste e Central da capital mineira (FotoSamuel Costa/Hoje em Dia)

 

Diversos semáforos ficaram inativos e a BHTrans pede aos motoristas que redobrem a atenção nos cruzamentos.

Uma árvore caiu na avenida Afonso Pena, sentido Rodoviária antes da rua dos Caetés, ocupando a faixa da esquerda. Também no bairro Bandeirantes, região da Pampulha, uma árvore de grande porte caiu e está atravessada na rua Mondovi, altura do número 813. Não houve vítimas nas duas ocorrênsias.

Registro de trânsito intenso também na avenida Bias Fortes, sentido praça  Raul Soares a partir da rua Espirito Santo, e lento na bifurcação da barragem da Pampulha, sentido bairro para acesso à avenida Portugal.

Raios

Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, a alta incidência de raios em Belo Horizonte e região metropolitana está relacionada ao calor, que favorece a formação de nuvens carregadas de granizo. "Estima-se uma média de 70 a 100 raios por hora somente na capital e Grande BH", afirma. A média considerada normal, segundo ele, é de 20 a 50 descargas elétricas em um intervalo de 60 minutos.
 
Até sábado, pelo menos, o belo-horizontino deve se manter alerta, já que não há nenhuma frente fria se aproximando do estado. As temperaturas continuarão altas e há possibilidade de chuva no fim da tarde, entre hoje e amanhã. A mínima nesta quinta-feira deve passar dos 31ºC , temperatura registrada neste quarta-feira na capital mineira.

Atualizada ás 21h48