Cerca de 50 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar (PM), ocupavam as ruas de Belo Horizonte na segunda-feira (17), dando início ao apoio dos protestos que assolam o país. Entre eles, o chef de cozinha Ricardo Caput, de 30 anos, que soube durante um ato na Praça 7 que seria o responsável por elaborar os pratos do intérprete de "Gangnam Style".

Caput era finalista e líder do concurso de repercussão mundial, Psy Needs a Chef (Psy precisa de um chef), que escolheria um profissional de cozinha para acompanhar o fenômeno da música pop internacional, o cantor sul-coreano Psy.  Ansioso pelo resultado que estava prestes a sair a qualquer momento, o manifestante mineiro disse checar seu e-mail no celular a todo momento, até que o resultado finalmente chegou.

"Eu estava muito ansioso e checava o celular o tempo todo. O primeiro sentimento foi de alívio. Eu sentia toda aquela pressão não só por mim, mas pelos amigos, família e todos que me apoiaram muito pela internet. Me senti aliviado", contou o chef que ainda disse que "daí para frente foi só alegria".

Segundo o vencedor, todos os envolvidos nas produções dos vídeos foram responsáveis por essa conquista. Ele não credita sua vitória ao tempero, e sim o cuidado que todos os envolvidos prestaram aos detalhes durante o processo seletivo.

Sem oportunidade de trabalhar com a cozinha mineira, o mais novo chef de Psy afirmou que tentou explorar bem o sabor brasileiro nos pratos apresentados. "Na segunda etapa, me foi enviado uma caixa de produtos da Coreia e eu teria que trabalhar com aqueles produtos. Eu tentei me inspirar nos preparos da cozinha brasileira. E deu certo".

Caput tem vasta experiência como chef de cozinha e trabalha no Obardô, “bistroteco” do bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Para o concurso, ele criou uma receita bastante tropical de salada de salmão com folhas, carambola e emulsão de maracujá.

Próximos passos

No mês de julho, ainda sem data marcada, Ricardo Caput vai receber um treinamento de 15 dias em Seul, na Coreia. Em agosto, embarca para uma turnê de um mês pelos Estados Unidos, com direito a viagens, hospedagens em hotéis cinco estrelas, transporte em limusine e passe livre em festas.