A moda passa. O estilo permanece”, a afirmativa da lendária estilista Coco Chanel se aplica sobremaneira à joalheria. “Embora a joalheria também crie baseada em linguagem atualizada, a joia é um presente para sempre”, reitera o empresário Manoel Bernardes.
 
Com o Dia dos Namorados se aproximando, é hora de presentear a amada com “ouro em qualquer cor e peças em diamante, diz com propriedade a consultora de pesquisa de consumo do Sebrae Regina Machado. “As gemas rosadas e avermelhadas expressam poesia, romance e paixão”.
 
O ouro 14 também no tom avermelhado, conhecido como ouro nobre, é perfeito para quem gosta de uma joia mais tradicional, assim como peças com diamantes, segundo a consultora de moda e estilo Cris Gurgel. “O anel solitário é a joia criada propriamente para declarar o amor eterno”, bate o martelo Manoel Bernardes, acrescentando que em 1477, o arquiduque Maximiliano, da Áustria, solicitou que fosse encontrado o mais belo e puro diamante para ser cravado num aro simples de ouro. “Ao colocá-lo na mão de sua pretendente, Maria de Borgonha, ele (arquiduque Maximiliano) iniciou a tradição do solitário como a joia de compromisso”.
 
Opções mais modernas, segundo Cris, também podem ser encontradas em joias em ouro branco, na prata envelhecida, em ródio negro e com gemas tradicionais, como safira, topázio, turmalina, água marinha, esmeralda e na queridinha turmalina paraíba. 
 
As românticas de plantão vão apreciar, de acordo com Regina, joias com declarações literais de amor, ícones como corações e laços, assim como peças com flores e rendilhados. “Para as mulheres práticas, joias que funcionem em looks diversos e várias situações, com padrões geométricos, design abstrato e que preze pela beleza dos materiais”.
 
Relógio é unanimidade entre os entrevistados como presente para o homem. Precisão, desempenho, elegância, resistência são alguns motivos apontados por Manoel Bernardes. “Mais do que um marcador do tempo, os relógios expressam personalidade e estilo”.
 
Regina recomenda ainda pingentes de identificação ou os de proteção, por estarem perto do coração e junto ao corpo do amado.
 
 
Na galeria a seguir, na sequência:
 
Anel da linha ilusão em topázio london blue.
 
Topázio sky, ouro branco e diamante incolor, no colar.
 
Gema em preto, de Manoel Bernardes.
 
Topázio sky, ouro branco e diamante incolor na pulseira.
 
Gemas green gold, leitoso, alianças com cravação de diamante, de Manoel Bernardes.
 
Relógios da Montblanc comercializados na Manoel Bernardes.
 
Fruto Proibido, da Paixão Joias.