O que Rita Hayworth, Rachel Weisz e Naomi Watts têm em comum além da fama e da beleza? Cabelo em ondas, partido de lado e com alguns fios atrás da orelha, visual eternizado pela personagem “Gilda” (1946), sucesso de Rita Hayworth (uma das atrizes mais se[/TEXTO]nsuais na história do cinema). Cultuado no tapete vermelho estendido na Croisette durante o Festival de Cannes (13 a 24 de maio), o look retrô, herança dos anos 50, subiu à cabeça de atrizes e elegantes de plantão.
 
O cabeleireiro Kayo Ribas, do salão Tif’s Vila da Serra, atribui o sucesso do penteado ao glamour que as mulheres sempre querem ostentar. “Todo o período pós-guerra é bastante rico em novidades e a década de 50 representa muito bem o glamour. Além disso, existe hoje uma liberdade de expressão que permite a mulher mostrar o que tem de diferente, não importando se ela tem nariz grande ou orelha de abano...a mulher não quer mais se esconder”, destaca Kayo.

Com fios texturizados e no lugar, além de cachos definidos em ondas, o penteado emoldura o rosto e confere um aspecto de sofisticação ao visual, principalmente se for harmonizado com maquiagem menos carregada. Kayo afirma que existem várias releituras do penteado, tanto para cabelos lisos, cacheados, cheios ou menos volumosos.
 
“Existe a possibilidade de sair um pouco do padrão de textura e criar um aspecto mais bagunçado como o de praia. O cabelo pode aparecer também com textura saudável e de brilho, lembrando gel, com contraste de ponto de raiz e franja (campanha da Balenciaga)”. Seja qual for o jeito, do mais natural ao glamouroso, o penteado requer fios limpos, secagem dos mesmos com secador ou difusor, modelagem dos cachos com a ajuda de um babyliss e participação efetiva de finalizadores. A seguir, Kayo apresenta um passo a passo.
 
Penteado poderoso
 
PASSO – Segundo o top cabeleireiro, as madeixas úmidas são preparadas com um chantily especial da Sebastian, o Thickefy Foam. Ele recomenda passar o produto em todo o cabelo e depois secar (com secador para os lisos e difusor para os cacheados) para manter a textura.
 
PASSO – No topo da cabeça (coroa), o cabelo é “desfiado” com o pente. Depois, tira-se o frisado e faz um torcido prendendo toda essa parte.
 
PASSO – Na lateral que preferir se faz um outro torcido em cima do primeiro, que foi feito. Essa parte é presa. Em seguida, fazer a onda de babyliss em todo o cabelo.
 
cabelo.Onda Retrô