Equilíbrio físico e espiritual, relaxamento, tonificação da musculatura, retificação da postura, melhora da concentração e uma infinidade de outros benefícios. Que o yoga faz bem para corpo e alma, muita gente já sabe e pode atestar. Mas você já parou para imaginar sobre como essa prática milenar pode ampliar nosso autoconhecimento e estimular o hábito de agradecer?

Foi exatamente com esse objetivo que nasceu o Yoga da Gratidão. O evento acontece pela segunda vez neste domingo, das 9h às 12h, na Praça do Papa, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, no bairro Mangabeiras (zona Sul). Sem limite de idade nem de número de participantes, está aberto ao público. E o melhor: é de graça!

Idealizadora do projeto, a instrutora de yoga Carolina Lopes diz que a ideia central do encontro é criar um movimento de cura na cidade, propagando os conceitos de gratidão e caridade.

“A intenção é difundir o yoga para quem ainda não teve oportunidade de conhecê-lo, realizar a prática ao ar livre e, principalmente, fazer brotar no coração das pessoas o sentimento da gratidão. Fazê-las entender que todos estamos no mesmo barco e que agradecer e querer ajudar só fazem bem”, afirma.

Vibração coletiva

Realizada aos pés da Serra do Curral, o Yoga da Gratidão é baseado nos preceitos da hatha yoga – a ciência da saúde perfeita. A prática inicia-se com uma harmonização coletiva e exercícios de respiração. Na sequência, parte-se para as posturas, os ásanas, que proporcionam bem-estar físico lubrificando articulações e fortalecendo os músculos.

O evento termina com o yoga nidra – que promove relaxamento profundo – e com a entoação de mantras. “Fechamos o encontro nos virando para a cidade e emanando toda a energia boa que movimentamos durante a aula”, comenta Carol.

O Yoga da Gratidão é uma parceria com a Cristal Terapias Naturais, no bairro Floresta (Leste) e com a Casa Coaching, no Funcionários (Sul), em BH. Master coach e fundador do espaço, Christiano Malta promoverá a prática mindfulness, técnica de meditação que estimula a atenção plena.

Como participar:

- O evento é gratuito, mas beneficiente. Cada participante deve levar 2kg de alimento não perecível. O material será doado.

- O ideal é chegar etnre 8h e 8h30 para se organizar antes do início da aula. Vá de roupas brancas.

- O que levar: protetor solar, água, toalha de rosto e um tapete de yoga, canga ou toalha para se acomodar com conforto.