O jovem Rafael Santos, de 21 anos, e Marcelo Hermes, de 25, são os nomes, neste momento, que disputam a titularidade na lateral esquerda do Cruzeiro. O espaço foi aberto depois das saídas de Egídio e Dodô, principais opções no setor na temporada passada.

Rafael Santos chegou à Raposa em 2018 para compor o time sub-20. Foram apenas três partidas pela equipe principal – derrota para o Vasco por 2 a 0, em São Januário, em 2018; empate com o Bahia em 0 a 0, em Salvador, no ano passado; e revés por 1 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo, também na última temporada. 

No jogo contra o Verdão, inclusive, o lateral foi a grande novidade na escalação de Rogério Ceni, que vetou Egídio e Dodô no compromisso válido pela 19ª rodada do Brasileirão. Rafael Santos não comprometeu e foi substituído aos 26 minutos da etapa final depois de sentir cãibra.

Cruzeiro

 
Marcelo Hermes é mais rodado. O jogador, que estava emprestado ao Goiás na última temporada, volta ao Cruzeiro para tentar conseguir uma sequência maior de partidas. O atleta ainda precisa acertar detalhes sobre questão salarial para concretizar a continuidade na Raposa. 

Revelado pelo Grêmio em 2015, Hermes se transferiu para o Benfica em 2016, mas fez apenas um jogo no time principal da equipe portuguesa. Sem muitas oportunidades na Europa, chegou ao Cruzeiro em janeiro de 2018 para ser a sombra de Egídio. Mas o lateral não conseguiu emendar grandes performances e fez apenas 15 atuações com a camisa celeste.