O futebol mineiro pode terminar este sábado (19) ocupando a liderança das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, com Atlético e América, respectivamente.

A situação do Galo é a mais tranquila e ele depende, além de vitória sobre o Atlético-GO, às 21h, no Estádio Olímpico, em Goiânia, de pelo menos um empate do líder Internacional.

Jorge Sampaoli e Lisca, técnicos de Atlético e AméricaO Atlético, de Jorge Sampaoli, e o América, de Lisca, podem assumir a liderança das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, respectivamente, neste sábado

O time do técnico Jorge Sampaoli já entrará em campo sabendo se será líder se conquistar os três pontos em cima do Dragão. Isso porque o Colorado joga antes pela 11ª rodada.

Também neste sábado, a equipe gaúcha encara o Fortaleza, às 19h, no Castelão, na capital cearense. Se empatar, o Internacional dá ao Atlético a chance de recuperar a liderança vencendo o Atlético-GO.

Os dois clubes empatariam com 21 pontos, mas o Galo teria uma vitória a mais (7 a 6).

Mais difícil

No caso do América, a conta da liderança não é simples. Ele já entra em campo com a obrigação de fazer três gols de diferença sobre o Figueirense, mas com o placar a partir de 4 a 1, ou então um 4 a 0.

Só assim o Coelho ultrapassa o atual líder Paraná, que já jogou na rodada, e fez 2 a 0 no CRB, na última segunda-feira (14), em Curitiba. Com este resultado, tem três pontos a mais, além de uma vitória e três gols de saldo em relação aos americanos.

O placar de 4 a 1 faz o time de Lisca superar os paranistas no quarto critério de desempate, que é o confronto direto, pois eles empatariam em pontos, vitórias e saldo de gols. Na semana passada, o América fez 1 a 0 sobre o Paraná, no Durival Britto, em Curitiba.

Se alcançar o placar que o faça superar a equipe paranaense, o Coelho passará a ficar na torcida contra Ponte Preta e Cuiabá, que jogam depois dele, mas também neste sábado, mas à noite.

No caso da Macaca, que recebe o Operário-PR, que briga pelo G-4, às 19h, no Moisés Lucarelli, em Campinas, ela pode até vencer, desde que sua vantagem de gols sobre o adversário seja inferior a alcançada pelo América em cima do Figueirense.

Já o vice-líder Cuiabá precisa pelo menos empatar com o Oeste, que integra a zona de rebaixamento, em confronto que será às 21h, na Arena Pantanal, em Cuiabá.