O primeiro dia de testes de novatos da Fórmula 1 teve a liderança do francês Jules Bianchi, da Ferrari, logo à frente do brasileiro Luiz Razia, da Force India. O britânico Sam Bird, da Mercedes, foi o terceiro mais rápido na sessão que contou apenas com os três pilotos, no circuito de Magny-Cours, na França.

Bianchi, que completou 87 voltas no traçado, foi o mais rápido ao marcar o tempo de 1min18s070. O francês, que é piloto de testes da Force India, guiou o carro da Ferrari por ser membro da Academia de Pilotos da escuderia italiana. Ele voltará a testar pela Ferrari na quinta. Na quarta, defenderá as cores da Force India.

A equipe indiana contou com Luiz Razia nesta terça. Ele foi o piloto que menos voltas completou no traçado: 65. Mas se aproximou do tempo de Bianchi, com 1min18s535, e ficou à frente de Bird (1min19s094 e 95 voltas). Foi o primeiro teste de Razia pela Force India, com quem negocia para uma possível vaga na equipe em 2013.

Razia já havia feito testes pela Caterham (ex-Team Lotus) e Marussia (ex-Virgin), além de ter disputado algumas sessões livres de sexta-feira nas etapas da Fórmula 1, em 2011. O brasileiro poderá fazer novos testes na próxima semana de novatos, em novembro, no circuito de Yas Marina, logo após o GP de Abu Dabi.

Nesta quarta, Bianchi vai pilotar o carro da Force India, enquanto Davide Rigon defenderá as cores da Ferrari. Bird voltará a guiar o veículo da Mercedes. Na quinta, o piloto Rodolfo Gonzalez será o responsável pelo teste da Force India.