Seis clubes podem garantir hoje, na abertura da quinta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, vaga nas oitavas de final da competição, que serão disputadas no ano que vem.

Três dias depois de aplicar uma goleada de 4 a 0 sobre o Real Madrid, em pleno Santiago Bernabeu, pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona tem hoje a chance de garantir não só a classificação às oitavas de final, mas também o primeiro lugar do Grupo E até com um empate diante da Roma, da Itália, no Camp Nou.

O time italiano, que é vice-líder da chave, corre o risco de perder a posição em caso de empate ou derrota. Isso acontece se o confronto entre BATE Borisov e Bayer Leverkusen tiver um vencedor.

No Grupo F, uma curiosidade marca o jogo entre Bayern de Munique e Olympiacos, na Alemanha. Os dois times somam nove pontos e em caso de empate hoje, os dois estarão garantidos nas oitavas.

A esperança do Arsenal, que é lanterna da chave e hoje recebe o Dínamo Zagreb, no Emirates Stadium, em Londres, é que a partida seja vencida pelo Bayern. Assim, ganhando dos croatas, decidiria a última vaga da chave num confronto direto contra o Olympiacos, em partida que será disputada em Atenas, na Grécia.

Definições

O Grupo G tem grandes chances de ser definido hoje, pois os dois primeiros colocados entram em campo como favoritos. Líder da chave, o Porto recebe o Dínamo de Kiev precisando apenas de um empate para se garantir, matematicamente, nas oitavas de final.

Se o Porto alcançar a classificação, ele pode ajudar o Chelsea a também se garantir, pois nesse caso, bastará ao time do técnico José Mourinho, que faz um péssimo início de Campeonato Inglês, uma vitória sobre o lanterna Maccabi Tel Aviv para também assegurar presença na fase de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa.

Classificado

Único time com 100% de aproveitamento na fase de grupos e já garantido nas oitavas de final da competição, o Zenit, da Rússia, recebe hoje o vice-líder Valencia, que em caso de vitória coloca a mão na segunda vaga da chave.[/TEXTO]
Se o Zenit fizer valer o seu favoritismo, ele pode tirar o Valencia da vice-liderança, mas para isso, o Gent terá que vencer, como visitante, o Lyon, que é lanterna da chave.

O time francês só garante vaga nas oitavas de final com um milagre. Além de vencer seus dois jogos – na última rodada encara o Valencia, na Espanha – ainda precisa contar com a ajuda do Zenit, que não pode perder suas duas últimas partidas.