Fundador da Amazon, o bilionário Jeff Bezos foi ao espaço com três pessoas em um voo suborbital. O feito foi realizado sobre o deserto do Texas, a bordo da nave New Shepard, de sua própria empresa de turismo espacial, Blue Origin, na manhã desta terça-feira (20).

Entre os tripulantes estavam o irmão do empresário, Mark Bezos, a pioneira espacial e ex-integrante do "Mercury 13" Wally Funk, 82, e o primeiro cliente pagante do New Shepard, o estudante de apenas 18 anos Oliver Daemen. Os dois últimos são as pessoas mais velha e a mais nova a irem para o espaço.

 

O voo até a borda do espaço decolou por volta das 10h12 (horário de Brasília), atingiu uma altitude de 107 km e durou dez minutos e 22 segundos. O Pouso aconteceu às 10h22. 

"Vocês têm uma tripulação muito feliz", disse Jeff Bezos durante o pouso. Os tripulantes voltaram de paraquedas para o Texas. Após sair da cápsula, Bezos ainda afirmou que é "o melhor dia de sua vida".

O feito marca o início de uma nova era de turismo espacial comercial privado, inaugurada nove dias antes pelo também bilionário Richard Branson, que foi ao espaço em um voo da concorrente, Virgin Galactic.

Confira a cobertura completa da viagem:

Leia mais:
De Minas a Marte, com perseverança: conheça a história do mineiro que desbrava o espaço na Nasa