CABUL - Dois foguetes lançados pelos talibãs caíram nesta quarta-feira (25) no terreno da embaixada americana em Cabul sem deixar feridos, afirmou a legação diplomática.

"Por volta das 06h40 de Cabul, duas séries de disparos indiretos atingiram o terreno da embaixada americana", afirmou a embaixada em um comunicado. "Ninguém ficou ferido", acrescentou.

Os talibãs, que lutam contra o governo afegão, apoiado pelos americanos, reivindicaram estes ataques à embaixada e em outro local da cidade.

Os ataques com foguetes têm sido pouco comuns nos últimos anos em Cabul, mas os rebeldes advertiram que aumentarão a pressão sobre os Estados Unidos e as autoridades afegãs antes das eleições previstas para o próximo ano e a retirada de todas as forças da coalizão internacional liderada pelos americanos.

Outro foguete caiu perto de uma colina onde se encontra o mausoléu no qual estão enterrados os monarcas e membros da antiga família real, afirmou à AFP um porta-voz do diretório nacional para a segurança.

Um foguete caiu "perto da colina Maranjan a 1,6 km do palácio presidencial. Não há informações sobre vítimas", declarou Lutfullah Mashal.

Em uma mensagem transmitida à AFP, os talibãs dizem ter causado muitas vítimas, mas costumam exagerar o impacto de seus ataques.

"Hoje, por volta das 06h00, foram lançados quatro foguetes contra a embaixada americana em Cabul. Todos atingiram seu alvo e deixaram muitas vítimas", escreveu Zabihullah Mujahid, porta-voz dos talibãs, nesta mensagem.