Mais de um milhão, em média, de turistas visitam Porto Seguro a cada ano. E os mineiros respondem por pelo menos 30% desse volume. Neste Carnaval, que cairá de 1 a 4 de março, certamente os mineiros comparecerão em grande número.

A pequena cidade do sul da Bahia é famosa desde que lá chegou a frota de Pedro Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, data em que se considera, oficialmente, que o Brasil foi descoberto. Logo na entrada da cidade, um lembrete: “O Brasil começa aqui!” Considerada a “Terra Mãe”, Porto Seguro é um acervo de histórias a céu aberto. No dia 22 de abril de 1500, a primeira página da história do Brasil começava a ser escrita nesta terra.

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecida pela Unesco, no ano 2000, como Patrimônio Natural da Humanidade, a cidade continua com o mesmo céu azul que Pero Vaz Caminha um dia descreveu, e também com o mesmo clima: sempre tropical, a temperatura gira em média de 25º a 32º C.

Se Cabral e sua frota descobriram o Brasil por acaso ou se já tinham uma ideia de que haveria terra por estas bandas, é uma pergunta que historiadores fazem até hoje. A vizinha Santa Cruz Cabrália briga com Porto Seguro há mais de 500 anos pela primazia da presença europeia no nosso solo.

O turismo é completo e oferece um leque de atrações que vão desde o turismo histórico, passando pelo de entretenimento, até o ecológico e de aventura.


Cidade animada

Porto Seguro tem vida intensa 24 horas por dia. Para quem quer um pouco de história, os 90 quilômetros de seu litoral preenchem os principais capítulos nas prateleiras das bibliotecas nacionais.

A Cidade Histórica, que fica na parte alta de Porto Seguro, guarda ruínas e ostenta um valioso conjunto arquitetônico, em que se destacam o Marco de Posse e a Igreja de Nossa Senhora da Pena (1535).

 
Explore Trancoso e Arraial d’Ajuda
 

Os mineiros adoram o litoral baiano, e se for no litoral sul do Estado, dá até para ir de carro – embora as condições das estradas mineiras e baianas não encorajem esse tipo de viagem. Perto de Porto Seguro, temos lugares ainda mais bonitos e atraentes, como Arraial d’Ajuda e Trancoso.
Com hotéis e resorts de alto nível, como o Arraial d’Ajuda Eco Resort e o Mar Paraíso, Arraial d’Ajuda tem tirado turistas da massificada Porto Seguro.

Não chega a ser um destino “elitizado”, mas não é um lugar barato. Seus restaurantes e pousadas que o digam...O mesmo acontece em Trancoso, terra de algumas das mais sofisticadas pousadas do nosso litoral, e também de resorts famosos, como o Club Med.

Em Trancoso, tudo acontece na chamada Praça do Quadrado, onde estão os principais bares e restaurantes da cidade. E, como em Ajuda, costumam ser caros. Mais para dentro da cidadezinha, o turista encontra estabelecimentos com preços mais em conta.