Mais de 2 milhões de proprietários de veículos em Minas já utilizam o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que dá acesso aos Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e à CNH Digital. Os dados são do Detran-MG. Ao todo, são 2.043.330 cidadãos utilizando o aplicativo. Segundo o órgão, Minas é o segundo Estado com mais CRLVs baixados e só perde para São Paulo, onde 5.597.164 proprietários usam o aplicativo. 

O certificado passou a ser emitido exclusivamente em meio digital em de janeiro de 2021, em todo o país. Segundo o delegado Matheus Cobucci, Diretor da Divisão de Registro de Veículos do Detran/MG, o órgão mineiro já havia adotado o CRLV digital em dezembro de 2019.

Para ele, são inúmeras as vantagens trazidas pela digitalização. “O documento online traz economia de papel, reduz custo para o Estado e para o proprietário, que não precisa se descolocar ao Detran”, diz o delegado.

Delegado Matheus Cobucci Salles

“O documento online traz economia de papel, reduz custo para o Estado e para o proprietário, que não precisa se descolocar ao Detran”, diz o delegado.

Na opinião de Cobucci, o documento digital ajuda ainda na celeridade e segurança nas fiscalizações pois, com a leitura de um simples QR code, é possível que a autoridade fiscalizadora verifique a legitimidade do documento.

“Outra vantagem é que via aplicativo o documento pode ser baixado e compartilhado por mais de um condutor”, explica o delegado, que informa ainda que os documentos do veículo e do condutor no formato digital possuem as mesmas informações e validade jurídica para apresentação nas blitze.

Validade do CRLV

O Governo de Minas ampliou a validade do CRLV de 2019 até 31 de dezembro deste ano. A medida, publicada em 26 de junho de 2021, está de acordo com a publicação do Decreto Estadual n° 48.205/2021, que trata da prorrogação da vigência durante o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia da Covid-19. "É uma medida excepcional e não significa que as taxas não devam ser pagas. Trata-se de um tempo a mais para colocar as dívidas em ordem, em função das dificuldades causadas pela pandemia, diz o delegado Matheus Cobucci.

Com o fim da emissão do CRLV em papel, o cidadão pode acessar o documento pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir em papel A4 comum.

O passo a passo para acessar o CRLV, com a opção de impressão pelo site do Detran, está disponível no link.

Leia Mais:
Sobrou algum dinheiro e não sabe como investir? Confira aqui
Câncer de mama tem 95% de chance de cura se descoberto no início; veja dicas de prevenção
Saiba como a alimentação pode ser aliada na redução dos sintomas da artrite