O governador Romeu Zema se reuniu na tarde desta quinta-feira (25), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para discutir projetos importantes para o Estado, principalmente na preservação dos recursos hídricos e recuperação de áreas degradadas.

O ministro apresentou o Programa Águas Brasileiras, que busca atrair investimentos privados para alavancar iniciativas de recuperação de áreas degradadas com o uso de tecnologias avançadas, em parceria com o setor produtivo rural. O projeto também visa consolidar e recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APPs), avançar nos mecanismos de conversão de multas ambientais e aprimorar medidas de gestão e governança que garantam segurança hídrica em todo o país.

Marinho também pediu apoio do governo na atração de investimentos privados para os projetos de preservação dos recursos hídricos e recuperação das bacias brasileiras, entre elas a do São Francisco, que nasce em Minas. 

O ministro solicitou o auxílio no desenvolvimento e acompanhamento das ações. A previsão é a de que os primeiros projetos financiados sejam apresentados no próximo mês.

*Com Agência Minas