Se não existisse a pandemia no meio do caminho, já era para a FCA ter lançado seus modernos motores 1.0 e 1.3 turbo. Mas com a paralisação das atividades devido à pandemia do Covid-19, só agora os motores estão sendo testados em bancada e montados em mulas (carrocerias de teste). Na quarta-feira (5) a Jeep fez uma live para apresentar o Renegade Moab e também detalhar novos projetos. Entre eles o novo modelo de sete lugares (que o leitor conferiu no Portal HD), que terá o motor 1.3 turbo e poderia ser o produto a estrear o propulsor. Mas não será ele o primeiro carro a ser equipado com a unidade. Quem receberá o bloco será o Compass.

Quem cravou a informação foi uma fonte que está ligada ao projeto. Questionada se o modelo de sete lugares seria o carro que faria a estreia da unidade 1.3 turbo, nosso informante foi enfático dizer que será o Compass e posteriormente a picape Fiat Toro. A nova unidade substituirá a atual 2.0 de 166 cv. Junto do motor, a FCA também lançará a nova transmissão CVT (de 10 marchas), que é a mesma utilizada pela Toyota no Corolla flex.

E a informação de nosso informante faz todo sentido. Isso porque novo SUV só será lançado somente no segundo semestre. E a FCA tem pressa em colocar os novos motores em funcionamento. Afinal, mesmo com o Compass na liderança do segmento de médios (C-SUV) com 64% de participação, a chegada de novos concorrentes como o VW Taos (que será apresentado mundialmente no dia 13 de outubro, mas que só chega no segundo trimestre de 2021) pode impactar no desempenho do líder.

Ela não quer correr o risco perder participação com ele, e tem visto como o Renegade tem rebolado para sustentar seus 14% entre os compactos (B-SUV). Além disso, ainda tem o aguardado Toyota Corolla Cross que certamente será um concorrente de peso, ao lado do VW.

Motor 1.0

Uma data prevista ainda não existe, mas fato é que a Fiat lançará seu SUV, com base no Argo até março, segundo a própria FCA, em entrevista coletiva na segunda-feira (5) . Esse carro deverá ser equipado com a unidade 1.0 turbo de 130 cv, que está sendo desenvolvida em conjunto. Assim é estimado que logo após a chegada do jipinho italiano, o Compass surja reestilizado e com o motor inédito.

Além de Compass e Toro, Renegade também receberá o novo motor, assim como o modelo inédito. Resta saber se outro modelo Fiat, além da picape, também será contemplado com a unidade mais potente. Lembrando que ela poderá vir em duas versões com 150 cv e 180 cv. 

Agora é aguardar.