O termo Sportback tem sido usado pela Audi desde 2004 para diferenciar carrocerias de um mesmo modelo. O primeiro a ganhar essa designação foi o A3, em sua segunda geração para diferenciar a versão quatro portas da original duas portas. Apesar de o A3 não contar mais com a opção duas portas, mantém o sobrenome, já que convive com a versão sedã. Mas fato é que o termo está se espalhando pela ganha e acaba de chegar ao SUV Q5.

O novo Q5 Sportback foi revelado na Europa. A versão cupê do utilitário de porte médio chega para somar ao Q3 e e-tron, além do Q8 (que tem estilo cupê por essência). Na linha de “não utilitários” A5 e A7 levam inscrição há anos.

A atual geração do SUV foi lançada em 2017, com desenho muito fiel ao modelo original de 2008, mantendo suas principais linhas. No entanto, o estilo cupê começou a ganhar popularidade. Recentemente, passou por uma leve plástica, que adicionou para-choques mais agressivos, seguindo o estilo dos demais modelos da marca.

No entanto, se há 12 anos ele definia as proporções e características de SUV médio, hoje suas linhas não são capazes de ser tão sedutoras quanto a dos rivais BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.

Assim, é preciso reconhecer que a nova traseira remoçou o Q5, principalmente com as lanternas que utilizam luzes com tecnologia OLED (na versão SQ5), segundo a marca permite que os engenheiros criem diferentes designs de assinatura a partir de uma mesma estrutura. 

Motor

Se por fora ficou mais jovem, por dentro, ficou mais moderno. O conhecido motor TFSI 2.0 passa a ter módulo híbrido leve, que eleva a potência para 264 cv e 37,7 mkgf de torque. 

Também é oferecido com unidade V6 3.0 de 353 cv e 51 quilos de torque para a versão SQ5. Números que garantem comportamento arisco às duas versões, apesar de Audi não informar números de desempenho.

Interior

Por dentro, o mesmo padrão da versão convencional. Quadro de instrumentos digital, multimídia flutuante, gerenciado pelo sistema MMI, assim como ar-condicionado de duas zonas, iluminação interna personalizável e assistentes como controle de cruzeiro adaptativo integram os conteúdos do modelo.

O Q5 Sportback é fabricado na unidade de San José Chiapa, no México. As vendas começam no primeiro semestre de 2021, nos Estados Unidos. Posteriormente, será oferecido em demais mercados. Por aqui deve chegar até o fim de 2021.