A deputada federal Áurea Carolina (Psol) e o empresário Marcelo de Souza e Silva (Patriota) devem ser os primeiros a oficializar a candidatura para a disputa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Nesta segunda-feira (31), a dois meses das eleições municipais, começam as convenções partidárias para definir a formação das chapas.

Conforme a assessoria do Psol, Áurea Carolina já foi anunciada como o nome da legenda no pleito da capital. A oficialização da candidatura, porém, será hoje, às 19h, na sede do partido, próximo à Praça da Estação, no Centro.

Já Marcelo de Souza e Silva, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), vai se reunir com representantes do Patriotas em uma convenção no Mercado Central, na tarde desta segunda.

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alterou as convenções. Neste ano, não haverá grandes eventos. A maioria será no formato virtual.

"Para atender às recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia, os partidos políticos poderão realizar suas convenções em formato virtual para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias. As legendas devem garantir ampla publicidade, a todos os seus filiados, das datas e medidas que serão adotadas", informou o TSE, por nota.

As eleições 2020 têm o primeiro turno marcado para 15 de novembro e o segundo, em 29 de novembro. O horário de votação foi estendido em uma hora. Os eleitores poderão votar das 7h às 17h. Para os idosos, o horário preferencial será das 7h às 10h.