A Fundação João Pinheiro (FJP) recebe inscrições, até o dia 7 de agosto, para o concurso público que selecionará 40 candidatos para vagas da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), nível I, Grau A. O profissional será integrado no quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A inscrição pode ser feita aqui e tem valor de R$ 60. A remuneração inicial oferecida pelo Estado é de R$ 5.451,65 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Mas, antes de ocupar o cargo, o profissional deve fazer graduação em Administração Pública (Csap) na Escola de Governo da FJP. 

Durante o curso, o candidato que não for servidor público de Minas receberá, mensalmente, bolsa de estudo de um salário mínimo. Já servidores públicos estaduais, caso aprovados no concurso, têm o benefício da dispensa de ponto durante o período letivo.

Fases

O concurso é realizado em duas etapas. Na primeira, o candidato deve fazer, obrigatoriamente, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e ter nota superior a 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na prova de redação. Na segunda fase do certame, o candidato aprovado deve fazer a graduação em Administração Pública (Csap).

Conforme o edital, há vagas reservadas para pessoas com deficiência, autodeclarados negros ou indígenas e para aqueles que cursaram o ensino médio integralmente na rede pública e possuem renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio.