O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) validou, na noite desta quinta-feira (23), a destituição da comissão provisória do PSB em Minas pela executiva nacional do partido. Mesmo com a renúncia à candidatura do ex-prefeito de BH Marcio Lacerda, o pedido para que ele seja substituído por Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ainda não foi feito oficialmente.

Com isso, a Justiça Eleitoral determinou que a coligação MinasTemJeito (MBD / PSB / PDT / PODEMOS / PRB / PV / PROS) não participará nesta sexta (24) da divisão do tempo de propaganda eleitoral de rádio e televisão. Mas, segundo a assessoria do TRE, posteriormente, o tempo poderá ser redistribuído.

A assessoria de Adalclever informou que, tão logo a candidatura do emedebista seja registrada no TRE, deverá ocorrer a redistribuição do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na tevê.

Nesta quinta mais cedo, Adalclever Lopes (MDB) anunciou sua candidatura ao governo de Minas no lugar do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, que, após desentendimento com o PSB, se retirou da disputa. Nesta sexta-feira (24), às 11h, ele anunciará o seu vice em entrevista coletiva na sala de imprensa da ALMG.

Lacerda protocolou no fim da tarde desta quarta-feira (22) o pedido da renúncia da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Ele também se desfiliou do PSB. A candidatura havia sido registrada em 15 de agosto, após a Executiva Nacional do partido ter dito que não teria candidato ao governo estadual.

Propaganda eleitoral no rádio e na televisão

Os horários reservados pela Lei 9504/97 à propaganda eleitoral gratuita em rede ou em bloco serão divididos entre os partidos e coligações que tenham candidatos registrados para as Eleições 2018: 10% igualitariamente, e 90% proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados.

No caso de coligações para eleições majoritárias, será considerado o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, no caso de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem. A ordem em que os programas serão veiculados será definida em sorteio para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito, e a partir de então será feito um rodízio entre os partidos e coligações.

Leia mais:
Adalclever tenta se afirmar como terceira via ao se lançar candidato ao governo de Minas
Adalclever vai substituir Marcio Lacerda na disputa pelo governo de Minas
Mesmo sem Lacerda, coligação quer terceira via; Adalclever e Jaime Martins são opções
Aliados de Marcio Lacerda decidem apoio à terceira via em Minas
Lacerda fora da disputa favorece a polarização em Minas