O Tribuna Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) passou a adotar um sistema de justificativa pela internet. Assim, os eleitores que não votaram no primeiro ou segundo turno e ainda não justificaram a ausência vão poder fazer isso no site do orgão. 

Dessa forma, quem faltou ao primeiro turno pode esclarecer a ausência até o dia 1º de dezembro e quem não votou no segundo tem até o dia 29 do mesmo mês. 

Para o procedimento, basta entrar no site do TRE-MG, acessar a área do eleitor e selecionar a opção "Justificativa Eleitoral Web". No processo é preciso anexar algum documento que ateste a ausência na eleição. No entanto, como o voto é obrigatório, apenas motivos considerados justos pelo juiz eleitoral responsável pela análise dispensarão o eleitor do pagamento de multa. O deferimento ou não do pedido pode ser acompanhado pelo sistema, que envia e-mail ao eleitor cadastrado.

Já o cidadão que não votou e não teve motivo justo deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral para regularizar a situação e possível pagamento de multa. É importante estar em dia com a Justiça Eleitoral para evitar transtornos para requerer passaporte, obter empréstimos em bancos federais, participar de concurso público, entre outras coisas. 
 
Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com o TRE através do Disque-Eleitor (148), que atende de segunda a sexta-feira, de sete às 19 horas, e aos finais de semana, das 8h às 18h.

Leia mais:

Desembargador avalia que eleição em BH teve ruas mais limpas e cumprimento de acordo com estudantes
Gilmar Mendes diz que alto índice de abstenções enfraquece e debilita mandatos