Cerca de oito horas de expediente, uma ou duas horas de almoço, plantões aos sábados e, às vezes, até aos domingos. O longo tempo que as pessoas passam juntas no trabalho reforça amizades e, até mesmo, abre espaço para envolvimentos afetivos. Mas manter o relacionamento e a produtividade requer cuidado.

Lailton Sabino, CEO do WinJob, banco de empregos e currículos, e do Ever2, site de encontros, lista dicas para quem divide o ambiente profissional com o parceiro (a). Confira!

1 - É importante que o casal fique atento à política da empresa quanto aos relacionamentos entre funcionários. Vale lembrar que algumas proibem.

2 - Não deixem que o namoro atrapalhe o desempenho na empresa. Um relacionamento deve contribuir para que as pessoas trabalhem mais contente, aliás.

3 - Evitem usar apelidos que vocês costumam se chamar quando estão em casa.

4 - Evitem beijos e abraços mais calorosos. Isso pode, inclusive, resultar em demissão por justa causa.

5 - Não enviem bilhetes e mensagens pessoais pelos canais de comunicação da empresa, como e-mail e telefone coorporativo. Estes canais, aliás, só devem ser usados para fins de trabalho.

6 - Jamais criem situações para ficarem durante o trabalho. Isso demonstra falta de comprometimento com s obrigações profissionais.

7 - Nunca discutam o relacionamento no ambiente de trabalho.

8 – Não deem demonstrações de ciúme. Lembrem-se que durante o expediente vocês são colegas de trabalho e não namorados.