A crise na economia tem levado muitas empresas a demitirem trabalhadores. Para evitar surpresas, é importante compreender o que acontece e saber identificar as situações. Em alguns casos é possível, até, reverter uma demissão.  

Confira sete destes sinais:

1. Dificuldades econômicas do setor onde a empresa atua

O setor onde a empresa em que você trabalha está em crise? Estão ocorrendo demissões em outras empresas? A direção da empresa já comunicou uma redução de orçamento? Esses são indicativos de que a crise pode chegar à empresa a qualquer momento, daí porque é importante estar preparado.

2. Seu chefe reclama do seu trabalho constantemente

Se o seu chefe tem chamado sua atenção com frequência, apontando problemas reais ou irreais em seu trabalho, então é bom tentar uma conversa franca com ele. Pergunte onde você está falhando e como pode fazer para melhorar. Esse tipo de insatisfação é um indicador de que ele pode estar considerando sua dispensa.

3. Você está isolado

As pessoas no trabalho não te chamam para almoçar ou te ignoram na hora do convite para o happy hour. Se isso ocorre, você está isolado e esse pode ser um fator que vai pesar na hora de definir uma dispensa. Há um ditado antigo que diz: quem tem amigos não morre pagão. Pois é: na nossa cultura, ser pagão é o fundo do poço. Entenda as razões pelas quais as pessoas não estão de chamando e tente mudar essa realidade.

4. Você não está sendo envolvido em novos projetos

Se a empresa tem novos projetos e você não está sendo envolvido, verifique primeiro se você deveria ser envolvido nesse projeto. Se sim, esse é um claro indício de que a empresa pode não considerar você no futuro da organização e apenas está aguardando o momento certo para dispensá-lo. Nesse caso, converse com seu chefe e tente entender o que está acontecendo.

5. Seu chefe está se reunindo direto com sua equipe

Este é o mais forte indicativo de que as coisas podem estar perto do fim para você na empresa onde você atua. Não deixe essa situação se arrastar. Peça para falar com seu chefe, exponha seu desconforto e pergunte as razões disso. Pergunte também se você está falhando em algo e se pode mudar as coisas.

6. As pessoas reclamam do seu comportamento

Se os seus colegas costumam reclamar do seu comportamento, para você ou para outros, esse é um sinal de perigo. Pessoas irritadiças, que respondem de modo atravessado ou grosseiro, que têm sempre palavras ásperas para dizer, não são queridas e podem ser as primeiras a serem desligadas. Avalie suas atitudes.

7. Você diz não, não, não

Se você é daqueles que sempre diz "não" a qualquer situação, cuidado. Normalmente, pessoas que resistem a mudanças têm tendência a dizer "não" a tudo o que é proposto. Se você diz "isso não vai dar certo" com frequência, pode ser que você não esteja se encaixando aos planos de mudança da empresa, o que coloca seu emprego em risco.