Destaque como uma das dez mais belas praias do planeta, Jericoacoara está localizada a 300 quilômetros de Fortaleza. O local se mantêm intacto com ruas de areia e é destaque com seus ventos fortíssimos no mês de julho, atraindo velejadores do todo o mundo.

Há até pouco tempo, kitesurfistas e mochileiros eram os turistas majoritários. As caminhonetes que enfrentam as sinuosas trilhas, trazem também famílias inteiras, que trocaram as regalias dos resorts pela originalidade da pequena vila.

Como muitas pessoas estão procurando o local, os hotéis já estão se preparando melhor. Nos últimos dois anos, foram inauguradas cerca de dez pousadas, quase todas com TV LCD ou LED, rede wi-fi e aparelho de som para o hóspede plugar seu iPod. A vilazinha dos pescadores está cada vez mais profissional.

Lagoas paradisíacas

O grande destaque natural são as lagoas, que na realidade são as verdadeiras prais de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com simples barracas e a Lagoa do Paraíso, com pousadas mais sofisticadas.

A praia do centro de Jericoacoara tem como destaque a enorme duna do Pôr do Sol. Todos os dias, turistas e nativos sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo.

À noite, a vila vira uma festa. Os restaurantes e bares são movimentados e agitados com o tradicional forro pé-de-serra. A capoeira também completa o cenário. A roda na praia de Jeri é sempre em frente a rua Principal.

A Pedra Furada

Uma atividade para ser feita durante a tarde é visitar a Pedra Furada, destaque como cartão-postal da cidade. Está a 30 minutos de caminhada a partir da praia de Jeri. No caminho é possível mergulhar na praia Malhada, e os nativos dão dicas para passeio nas pedras do Jacaré e da Tartaruga.

Em julho, o sol de põe do outro lado do “furo” da Pedra Furada, proporcionando o grande espetáculo. Portanto, só daqui a 10 meses isso acontecerá novamente.

Quem deseja ir às compras, opção é o que não falta em Jeri. Lojinhas de artesanato e de objetos de decoração espalham-se pela praia e pelas ruas. Nas vitrines, o destaque são para as luminárias, bolsas e esculturas.

Cenário mágico - A Pedra Furada é o mais conhecido cartão-postal de Jericoacoara, que também é muito famosa pelas suas sofisticadas pousadas, que atraem turistas de todo o país e do exterior, e pela animada vida noturna