Para a maior parte dos mineiros, e dos brasileiros mesmo, o Ceará se resumiria a Fortaleza e Jericoacoara, com algumas honrosas exceções, como Paracuru e Cumbuco. Mas várias outras praias também são destaques no Estado.

A vila de Taíba atrai muitos turistas que são adeptos do surfe, windsurfe e sandboard. A 70 quilômetros da capital cearense e distrito da pequena São Gonçalo do Amarante, a vila dos pescadores reúne praias com piscinas naturais, dunas, lagoas e falésias. O grande destaque é o encontro do rio com o mar. A área é conhecida como Barramar e o que não falta são ventos. Do outro lado está o Morro do Chapéu, palco e cenário para as competições de surfe.

A pouco mais de 20 quilômetros do centro está a praia do Pecém, com águas verdes e limpas. É uma das mais visitadas pelos moradores de Fortaleza, que costumam ter casas de veraneio por lá.
 
Festival do Escargot

Taíba oferece atrações para quem não é fã dos esportes radicais. Recentemente, no final do mês de agosto, houve o Festival Escargot e Frutos do Mar, que acontece todo ano. Várias barracas são montadas na praça central para receber o grande público que vem das redondezas e também de Fortaleza e outros estados.

Na cidade de Icaraí de Amontada, a vida corre de maneira tranquila. A seis quilômetros da cidade está a praia de Moitas, que sempre tem vários barcos.

O principal passeio é o de balsa, que leva os turistas à nascente do rio Aracatiaçu. A embarcação passa por vários mangues e fazendas que criam camarão, até chegar ao distrito vizinho de Mosquito, onde as vilas estão entre as dunas.

Caetanos e Flecheiras

Outro tranquilo local é na vila de Caetanos. É ladeada por coqueiros e a praia tem mar calmo. Os destaques são os restaurantes que servem pratos exóticos, como moqueca de arraia e cação ao molho de coco.

Vale a pena esticar o passeio até a deserta Lagoa de Sabiaguaba, que tem muitas dunas e exuberantes árvores.

Outro lugar muito recomendável é Flecheiras, próximo às praias de Lagoinha e Mundaú. Fica numa enseada, entre coqueirais e dunas brancas. Vista de cima, lembra uma meia lua com o mar cercando a cidade.